Tacaratu.net

Terça-Feira, 02 de Setembro de 2014
Rádio Perfil FM


Santuário

Tacaratu - PE - 23/01/2014

Festa de Nossa Senhora da Saúde – 2014

Paulo Félix

- Levantamento da Bandeira

Quantas veredas ainda haveremos de cruzar em Teu Nome, para que possamos aprender a identificar em nós mesmos o tamanho da nossa fé em Vós, Senhora da Saúde? Quantos atos inconseqüentes ainda haveremos de praticar, para nos lembrarmos em horas de agonia de rogar pela tua interseção? E quantas imprudências resultantes de nossas ignorâncias haveremos de cometer contra os nossos próprios irmãos de jornada, para escutarmos e exercitarmos a tua palavra de ordem: amor? Nascemos aos teus pés e nos parecemos, às vezes, tão distantes, como se a procurássemos a própria identidade em lugares que nunca vimos ou aonde nunca encontraremos Você! Os dias e as horas passam, os séculos avançam e mais distante fica aquele dia em que tu chegas-te trazida por mãos missionárias (não por acaso), a estas terras onde um dia haveríamos de cantar-te em louvores; agradecer-te em promessas, muitas vezes complexas; e pedir-te bênçãos aos teus filhos tantos, espalhados pelo mundo a fora.  Sabemos que falhamos em não devotar-te a atenção que devíamos, mas, sabemos também que a tua compreensão vai muito além daquilo tudo que hoje podemos imaginar e até enxergarmos. Nas atitudes inconseqüentes giramos o mundo, e vacilantes perambulamos, intolerantes, para então em riscos lembrarmos que estamos carentes em busca do melhor lugar: teu colo. E, mais que tudo, que necessitamos das tuas bênçãos que iluminam e fortalece o espírito, para seguirmos em frente, descobrindo que a cada hora podemos aprender com o teu amor matriz.

Hoje, por exemplo, são 23 de janeiro, dia de chegada da tua imagem de longas peregrinações interestaduais, para abrir o maior evento das regiões sertão pernambucano e região dos lagos do rio São Francisco, que todos dedicamos em tua honra. Novenário que atrai multidões ao lugar que um dia escolhestes para teu santuário. Nossa Senhora da Saúde, Mãe nossa de cada dia, fazes com que a partir deste evento tão grandioso celebremos, conjuntamente, a união e o amor em plenitude. E que Tacaratu como solo fértil sirva-se a todos que de muito longe ou perto, caminham, persistentemente, em tua direção, como um verdadeiro ponto de transformação humana, envolta do Amor Maior que conduz a práticas sãs. Nossa Senhora da Saúde que das linhas mais distantes do horizonte pode aplacar o ódio tempestuoso; abrandar o açoite do orgulho e da vaidade que desorganizam a humanidade aqui na terra; conduzindo-nos a todos por caminhos onde menos compliquemo-nos, para que possamos aprender a dissiparmos as nossas próprias dificuldades. E, certamente, independente das nossas intenções individuais e coletivas hoje, amanhã "Sob o olhar de Nossa Senhora da Saúde, seremos chamados a sermos discípulos e missionários entre as nações", sem que importe a ação objetiva, isto, Jesus Cristo determina por nós, mas, obstinadamente, em prol da melhoria do mundo e, conseqüentemente, da humanidade e do planeta terra.

Mas, hoje, recepcionaremos a chegada de tua imagem de mãos de peregrinos sertanejos, de longa viagem e em longa procissão motorizada. Para então, carregarmos em procissão pela cidade a bandeira, que levantaremos em frente ao teu santuário como indicativo máximo do inicio da tua festa, cujo novenário iniciar-se-á no dia 24 de janeiro, e se estenderá até o dia 1º de fevereiro de 2014, com culminância no dia 02 de fevereiro de 2014, dia de Nossa Senhora da Saúde e encerramento da festa, com a presença costumeira de visitantes, turistas, romeiros e de todos os seus peregrinos que chegam a toda hora do dia 02, para explicitarem a fé como nunca visto. Daí entendermos que "Só em Tacaratu nós temos...". Emocionante momento em que parece transcendermo-nos ao mais alto grau da elevação espiritual pela fé, agradecendo a Ela por tudo, e pedindo: "... Por teu filho que por mim na cruz, descortinou o amor Jesus. Óh, Senhora da Saúde, paz pro meu coração, bênçãos do teu santuário, um relicário, para os meus irmãos".  





Todos os diretos reservados
Direção: José Manoel do Nascimento
Contato: (75) 3281.3004 / (75) 8801.3000